terça-feira, 10 de novembro de 2009

Começaram as atividades na UFMT



No ultimo dia 09 de Novembro começou no Cine Clube Coxiponês, localizado na UFMT, a oficina de produção de documentários. Ministrada pelo diretor e roteirista Leonardo Sant’Ana, a oficina terá dois dias de aulas teóricas, dois dias de gravações que acontecem durante as intervenções de grafitte e aulas práticas de edição. A oficina será encerrada com a apresentação do documentário produzido pelos alunos. A projeção acontecerá durante o Festival Dekebra que acontece no Parque Aquático dia 21/11 a partir das 16h.
O Mês de ações realizadas pelo Instituto Mandala, Coletivo Maloca Hip Hop e Terra do Sol empreendimentos Culturais denominado Novembro Negro conta com a importante parceria da Universidade Federal de Mato Grosso através da Pró-reitoria de Cultura e do Centro Cultural da UFMT. A parceria possibilitou a realização de varias ações como as oficinas de vídeo, a Mostra de Cinema Negro, o Prêmio Macário e o Festival DEKEBRA que acontecem dentro da UFMT. A parceria se efetivou com o apoio da Coordenadoria de Cultura da instituição, atualmente coordenada por Silbene Perassolo com aval do Maestro Fabrício Carvalho, Pró reitor de Cultura que sempre foi um parceiro do Instiuto Mandala e Coletivo Maloca

ABERTURA
Anselmo Parabá e Ogans do C.U.S.J.G. Ykaro Yury, Nicolah Correia, Helida Karine – 19h
Ayoluwa – 19h20

CURTA

Narciso Rap – 18 min
Gênero: Ficcção
Diretor : Jéferson De
Elenco: Abayoumi Oliveira, Juan Pablo Rahal, Robson Nunes
Ano: 2003
Duração: 18 min
Sinopse: Narciso, um garoto negro de periferia, ganha uma lâmpada mágica e pede ao gênio para ser visto branco pelos brancos e negro pelos negros...


Xadrez das Cores – 22 min
Gênero: Ficcção
Diretor: Marco Schiavon
Elenco: Anselmo Vasconcelos, Miiam Pyres, Zezeh Barbosa
Ano: 2004
Duração: 22 min
Sinopse: Cida, uma mulher negra de quarenta anos, vai trabalhar para Maria, uma velha de oitenta anos, viúva e sem filhos, que é extremamente racista. A relação entre as duas mulheres começa tumultuada, com Maria tripudiando em cima de Cida por ela ser negra. Cida atura a tudo em silêncio, por precisar do dinheiro, até que decide se vingar através de um jogo de xadrez.


Yansan - 18 min
Gênero: Animação
Diretor: Carlos Eduardo Nogueira
Elenco: Milton Gonçalves
Ano: 2006
Duração: 18 min
Sinopse: Yansan e Xangô vieram juntos ao mundo. Um pertence ao outro. Eles morrerão no mesmo dia.

Genesis 22 - 3 min
Gênero: Ficção
Diretor: Jéferson De
Elenco: João Acaiabe, Carlos Acaiabe, Caio Pezzuti
Ano: 1999
Duração: 3 min
Sinopse: E Deus disse: "Pega teu filho e leva-o à montanha que te mostrarei."

LONGA

Antonia - 90 minutos
Gênero: Ficção
Diretor: Tata Amaral
Elenco: Negra Li, Leilah Moreno, Cindy, Quelynah
Ano: 2006
Duração: 90 min
Sinopse: ''Antonia'' é um grupo de rap formado por Preta, Bárbarah, Mayah e Lena, que moram na Vila Brasilândia, zona norte de São Paulo. Elas se conhecem desde pequenas e têm o sonho de viver de música. O filme conta a batalha dessas mulheres negras e pobres da periferia para sobreviver num ambiente musical dominado pelos homens.

Por Naine Terena

0 comentários: