terça-feira, 10 de novembro de 2009

Começaram as ações do Novembro Negro



Intervenções urbanas de Graffiti


Quinta-feira, 5 de novembro às 7:30 de uma manhã nublada iniciou-se a primeira da série de intervenções urbanas em graffiti, programadas para o Novembro Negro. Essa primeira ação realizou, na Av. Prainha, entre a Igreja do Rosário e Morro da Luz, aos pés de uma velha figueira enraizada numa ruína centenária da velha cidade de Cuiabá.
Como meio de intervir no fluxo matinal urbano e divulgar o Graffiti como meio de expressão artístico na urbe, o Instituto Mandala e o Maloca, expôs uma gigantesca tela de 4x3m digerida pelo artista plástico urbano Amarelo – Cleitom.
Aka Quem (seu alter-ego), Amarelo é grafiteiro e designer de ambiente, cidadão do mundo, definiu tal realização como uma das melhores intervenções urbanas já feitas, por ter sido realizada em um centro histórico que necessita de atenção de todos, e por fazer parte de um evento voltado para despertar a consciência do cidadão pelo seu verdadeiro papel na sociedade: o do respeito a sua cor.
A intervenção durou duas horas, sob bem vindas nuvens que amenizaram o calor cuiabano e contou com a presença da imprensa local.
A programação segue neste domingo na pista de Skate do ginásio Verdinho, onde a CREW TRC composta por Amarelo (Cuiabá), Maia e Verme (Campo Grande) e convidados (Creyssia Nara, Sanrf e Gean - Cuiabá), produzirão tótens, murais, telas e testeiras, vislumbrando a arte “marginal” urbana sombreando-as com o Colorido Negro do Novembro.
Por Umberto Lima

0 comentários: