segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Guia do Mercado Brasileiro da Música


O "Guia do Mercado Brasileiro da Música" ganha nova edição e coloca à disposição dos leitores mais de dois mil contatos nacionais e internacionais, ajudando, inclusive, na exportação da cultura brasileira por meio da sua música.Organizado por Marinilda Bertolete Boulay e editado pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo e Instituto Totem Cultural.Dividida em capítulos - Relações culturais, Mercado e Música, Artistas e espetáculos, Conexões internacionais e Mídia - a obra registra o mapeamento dos organismos institucionais brasileiros e estrangeiros, associações e serviços culturais, lojas de discos, produtores, festivais, escolas, centros de documentação, clubes, gravadoras, revistas e tudo o que diz respeito ao universo da música.Textos de pesquisadores analisam a nova realidade global e complementam os capítulos. Assinam artigos nomes como os de Pena Schmidt, produtor musical, diretor artístico nos anos 80 da Warner em São Paulo e hoje superintendente do Auditório Ibirapuera; Gloria Braga, advogada especializada em Direito Autoral e superintendente executiva do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD); Ronaldo Lemos, mestre em Direito pela Harvard, doutor em Direito pela Usp e diretor do Centro de Tecnologia e Sociedade da Escola de Direito da FGV-RJ, entre outros.Lançada pela primeira vez em 2003,a publicação cresceu e ganhou novos contornos. "Escutando as necessidades inerentes da evolução da cultura, da música e de sua economia, o Guia do Mercado Brasileiro da Música se desdobrou em dois novos projetos: o website Guia da Música e o Música: cultura em movimento", conta Marinilda.Apresentando-se como uma ferramenta colaborativa de produção, o site tem todas as informações do livro em português, francês e espanhol. Já o projeto Música: cultura em movimento viajou com fóruns e workshops por cidades das cinco regiões brasileiras.Diante das mudanças do funcionamento e das regras do mercado fonográfico, é primordial repensar as relações entre artistas, gravadoras e público, diz Hubert Alquéres, presidente da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo. "E o 'Guia do Mercado Brasileiro da Música' é uma excelente ferramenta de orientação aos profissionais e a todas as pessoas que movimentam o mercado e produzem música no Brasil".

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