sexta-feira, 17 de agosto de 2007

CUIABÁ A CIDADE DAS ARTES


Obras da Praça Tradições Culturais estão em andamento

14/08/2007

Ana Cristina Vieira
Assessoria-SMC



As obras da Praça Tradições Culturais, no bairro Porto, estão a todo vapor para sua implantação. Para abrigar a sexta edição do Festival Cururu Siriri, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria da Cultura, ampliou o espaço do evento e transferiu do Museu do Rio para um terreno em seu entorno. Agora, a Praça será instalada num espaço de 6,4 mil m², com capacidade para receber uma média de 15 mil pessoas diariamente.


O local receberá lama asfáltica, terá 200 metros de arquibancadas, palcos laterais e o tablado central, camarins, camarotes, espaço para cadeiras especiais, praça de alimentação, banheiros químicos, estandes para artesanato, sala de imprensa, telecentro. Para garantir mais conforto do público, o entorno terá estacionamento e serão disponibilizados transportes coletivos com linhas especiais para o bairro Porto, durante todo o Festival. "Será um espetáculo imperdível, gratuito, em uma estrutura idealizada especialmente para abrigar o evento e garantir mais conforto à platéia", adianta o secretário da Cultura de Cuiabá, Mario Olimpio.
Para o evento, toda a estrutura de Governo está envolvida. Cada secretaria atua em seu segmento, resultando num trabalho de integração e compromisso com a cultura regional. A obra está sendo conduzida pela Secretaria de Infra-estrutura, que se dedica dia e noite para sua conclusão. "Está sendo feito investimento na ordem de R$ 150 mil para a infra-estrutura do local, envolvendo limpeza, terraplanagem (base e sub-base) e colocação de lama asfáltica, além da iluminação do local", informou o secretário de Infra-Estrutura de Cuiabá, Euclides Santos.
Segundo ele, a secretaria de Infra-Estrutura está fazendo todo o empenho para a conclusão da obra. "Estaremos disponíveis também durante todo o evento como parceiro, tendo em vista que eventos dessa natureza, valoriza a cultura e tradição do nosso povo e da nossa gente", destacou Euclides.


No local, 28 grupos de siriri e três de cururu, vindos de 14 localidades de Mato Grosso, se apresentam em três dias de festa, que ocorrerá a partir das 19 horas. Iluminação e som especiais, de alta tecnologia, para garantir o espetáculo. Na praça de alimentação, dois telões serão instalados para que o público possa acompanhar o show se deliciando com as novidades da culinária regional no Festival Gastronômico, em que participam 14 restaurantes e buffets.
A Feira de Artesanato terá a produção de 18 núcleos para comercialização de peças. E o Salão do Artesanato Universo Criativo exibirá, numa espécie de vitrine das artes, obras de 73 artesãos.
O Festival Cururu Siriri é um projeto da Prefeitura de Cuiabá, com apoio do Governo do Estado, Sebrae/MT, Federação das Associações dos Grupos de Cururu e Siriri, Banco Real, O Boticário, Unesco, Cátedra UNESCO em Educação a Distância da UFMT, TVCA, Casa Brasil, Instituto Mandala, Espaço Cubo, Cufa.

Outras informações
Fone: 3025-7490

0 comentários: